segunda-feira, 23 de março de 2009

Historial

A AAM - Associação dos Artesãos do Marco, foi fundada no dia 6 de Julho de 2006, com o incentivo do Sr. Presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Dr. Manuel Moreira, o qual dinamizou e entusiasmou os artesãos a fundarem esta associação.

Foi cedido, pela Câmara Municipal, um espaço, nas Arcadas do Jardim Municipal do Marco de Canaveses, local que passou a ser a sede da Associação e onde estão expostos os trabalhos dos sócios artesãos. A AAM também recebeu um donativo por parte da Câmara, para incentivar o arranque da associação.

É uma Associação sem fins lucrativos e tem como principal objectivo estimular as actividades de produção artesanal, a sua divulgação e promoção.

A Associação tem vindo a descobrir novos artesãos e através, de feiras e certames, dinamiza o artesanato.

A AAM participou na organização da feira do artesanato do Marco e em Terras de Bem viver – Feira-Nova; participou em várias feiras de artesanato; colaborou e colabora com a Loja do Artesão, sedeada no Freixo – Marco de Canaveses; organizou um passeio com artesãos e amigos; colaborou com uma concentração de motas e dinamizou um bar junto à sede da AAM.

Neste momento, conta com cerca de 45 associados, que se dedicam a actividades diversas, como:

- Arranjos em Vide
- Arte Sacra
- Artes Decorativas
- Azulejaria
- Bijuteria
- Bonecas de Folhelho
- Cantaria
- Cerâmica, vidro e estanho
- Cestaria
- Chapéus de Palha
- Olaria
- Pintura (telas, objectos, tecido, madeira)
- Ponto de Cruz
- Rendas
- Tanoaria
- Tecelagem
- Trabalhos em Madeira

0 comentários: